3 Dicas para Tirar seu E-commerce da Inércia

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3 Dicas para Tirar seu E-commerce da Inércia

Termil Informatica Ltda
Publicado por Gabriel_OliveiraLI · 13 Abril 2022

Realizar as vendas dentro da sua loja virtual pode parecer um desafio enorme e um esforço quase surreal, sabemos bem que a realidade de muitos lojistas não é dispor de um investimento tão grande. Por isso, decidimos elencar 3 dicas que você precisa ter dentro do seu e-commerce para ajudar a tirar ele da inércia.

Primeira questão que sempre colocamos é: você compraria na sua loja virtual?
Você acredita que ela atende os requisitos mínimos de segurança e confiança, para que você digite os seus dados de cartão de crédito, sem medo de receber um tijolo? Se sim, parabéns isto significa que ao menos na sua ótica a sua loja traz Credibilidade, Confiança e Segurança. Agora faça a mesma pergunta a um conhecido e veja se a resposta muda. Se a resposta mudou, você provavelmente não está passando a imagem que acredita. Seja porque o seu layout é muito simples e não traz a confiança que a marca precisa, seja porque não possui um logotipo de maneira que possa de fato trazer uma credibilidade imediata a sua marca, faltam políticas claras dentro da sua loja, ou ainda um dos erros mais clássicos, não trazer um e-mail corporativo (que é comprovado que aumenta a percepção de segurança dos seus clientes).

A Segunda questão é como está a experiência do usuário dentro do seu e-commerce?
Você utiliza soluções para medir, de uma forma efetiva como tem sido toda a jornada dentro da sua loja virtual, para entender o porquê as pessoas que chegam até o seu site não estão comprando? Se a resposta é não, você precisa começar a fazer isto imediatamente, utilizando ferramentas de mercado consolidadas como Google Analytics, Pixel do Facebook, Pixel do TikTok e Hotjar.
Todas estas ferramentas irão ajudar você a entender um pouco a jornada do seu cliente até ele chegar na compra final. Por exemplo, utilizando o Google Analytics você conseguirá ver por onde o seu cliente entrou, quais as páginas que ele está visitando, se ele preencheu o CEP e abandonou o carrinho e tudo mais. Já o pixel do Facebook e TikTok, ajudam você a medir os clientes que vem destas redes sociais para o seu site e você poderá utilizar estes dados para fazer propagandas direcionadas para eles, fazendo o que chamamos de orçamento inteligente, que é colocar anúncios para pessoas que realmente tem contato com a sua marca. Já o Hotjar, você grava vídeos da navegação destes usuários e vê ao vivo como é a experiência deles.

Como terceira e última dica é utilizar tráfego pago.
Sabemos que em um primeiro momento pode parecer algo ruim de se pensar. “Nossa terei que gastar mais dinheiro para vender?”. A resposta é um sonoro: Sim! Mas calma, nem tudo está perdido. Se tudo que já falamos você já fez na sua loja, então este é o passo que de fato irá tirar você da Inércia. Nossa principal dica para quem tem pouco investimento mensal (isto é menos de R$ 1.500/mês), onde você deveria seriamente pensar em alocar pelo menos 60% deste orçamento, ou seja, R$ 900,00 deveria ser investido em uma campanha de Google Shopping, que são os anúncios de produtos. Quando dizemos de funil de compra é realmente esses que mais tem intenção de compra.
Você poderá aplicar 20% (R$ 300,00) em Remarketing, que são anúncios para quem já te visitou e saiu e não comprou. O finalzinho que sobrou deste orçamento (20% - R$ 300,00) poderá ser aplicado em mídias sociais (Facebook, Instagram e TikTok) para trazer este cliente que já tem um
engajamento contigo, para conhecer e quem sabe, comprar da sua loja virtual.
O ideal neste processo todo é você de fato ter um apoio de uma agência que conheça e entenda de marketing e poderá te apoiar em todo este processo. Caso não disponha desta verba você também poderá trabalhar com um diagnóstico sobre sua loja com um olhar mais profundo, trazendo inclusive pontos de melhoria, que, por falta de experiência você não consegue ver.
Esperamos ter contribuído para que você possa melhorar a performance da sua loja e trabalhar suas vendas de maneira efetiva.


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